Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Eu quero água!

Eu quero água!

A água traz muitos benefícios a saúde, não é à toa que somos 75% constituídos de água. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células, pelo controle da temperatura corporal e indispensável para o processo digestivo e circulatório. A falta do líquido no organismo causa a desidratação, um problema que resulta em tontura, fraqueza, dor de cabeça, fadiga e pode até levar à morte.
Não só a sede é sinal de desidratação. Dor de cabeça, boca seca e sonolência também podem ser decorrentes de baixa ingestão de água.


Faça calor ou frio, tendo sede ou não, é preciso tomar de oito a dez copos de água por dia. Uma dica é distribuir a quantidade ao longo desse período, estabelecendo metas. Por exemplo: quatro copos (250 ml) pela manhã + quatro copos à tarde + dois à noite. Achou muita coisa? Então faça as contas: para saber qual é a quantidade ideal para você, basta multiplicar o seu peso por 35 (isso significa que é necessário ingerir 35 ml de líquidos para cada quilo de peso).
Tem gente que não gosta de tomar água. Acha a bebida sem graça... Pode? Se você é dessas, aposte em sucos de frutas naturais e chás de ervas (camomila, hortelã, cidreira, capim-limão), evitando refrigerantes. Aquela cerveja gelada também está fora de questão, pois bebidas alcoólicas são calóricas e estimulam a perda de água pela urina. Já os isotônicos, com teor de sais minerais elevado, são indicados para atletas. Aliás, durante os exercícios, redobre a atenção, o organismo aquece e tenta compensar o aumento da temperatura com o suor, por isso perdemos vitaminas e sais minerais. Para evitar problemas, beba de 250 a 500 ml de água duas horas antes de iniciar a atividade e, durante o exercício, dê pequenos goles a cada 15 minutos. Após, continue ingerindo líquidos para compensar a perda do organismo.
Durante o verão, inclua mais frutas (abacaxi, melancia e laranja), verduras (alface e rúcula) e legumes (pepino e chuchu) na dieta. Esses alimentos contêm 80% de água, fibras e vitaminas.
Além de hidratar, a água é uma grande aliada nos casos de inchaços ocasionados por alterações hormonais, pois ela elimina as toxinas. O resultado aparece na pele, principalmente quando se quer combater a celulite. Quando se toma água regularmente, o metabolismo fica mais rápido e é obrigado a usar suas reservas de carboidrato como combustível para dar conta do recado, o que facilita o emagrecimento.
O ideal é ingerir bastante líquidos e fazer uso de cosméticos para garantir uma pele macia e elástica, pois a medida que envelhecemos nosso corpo perde líquido. 
Mantenha uma garrafinha na sua bolsa. Essa atitude facilita o hábito de se hidratar regularmente. Principalmente no verão.
Essencial para o organismo, e a vida. A água é, sem dúvida, uma das fortes aliadas para a beleza e saúde de todos nós.


3 comentários:

  1. Ahhhh, mt necessário, mas na correria do dia-a-dia só com a garrafinha que a gnt sempre esquece de colocar na bolsa rsrs!! Mas vale o incentivo Camila, é super importante!! beeijos

    ResponderExcluir
  2. Água é minha bebida favorita!

    ResponderExcluir
  3. To aprendendo agora a tomar água, nunca fui muito fã, porem devido a alguns probleminhas renais eu tive que aprender! Muito útil suas dicas, adorei! Bjsss

    Joyce Ferreira

    ResponderExcluir